Mosteiro dos Jesuítas em Baturité: um lugar intimista e repleto de espiritualidade e paz
Uma muralha de arquitetura imperial, em plena natureza, com uma das vistas mais lindas ao ar livre, é esta a localização do reduto dos jesuítas, em Baturité, que traz nos seus 101 anos: histórias, mistérios e vivências espirituais.
O Mosteiro dos Jesuítas atrai uma rota turística, histórica e religiosa com visitantes de todo o mundo. A estrutura centenária proporciona um contato mais intimista consigo mesmo.
Historicamente, era denominado como Escola Apostólica de Baturité para receber novos jesuítas. Fundado, em fevereiro de 1922, foi erguido a 415 metros acima do nível do mar e inaugurado, oficialmente, em 03 de dezembro do mesmo ano. O grande marco de referência aconteceu quando a pedra fundamental foi benta por Dom Manuel da Silva Gomes, Arcebispo de Fortaleza na época.
A missão principal era de acolher missionários para edificar a sua formação religiosa, mas, em 1963, a Escola Apostólica de Baturité foi descontinuada e os estudantes foram transferidos para o Colégio Santo Inácio, de Fortaleza (CE). Nas décadas seguintes, o Mosteiro liderou a formação de lideranças locais que influenciaram a política, a sociedade e outras esferas sociais no campo do desenvolvimento de todo o Maciço de Baturité.
O local oferece um panorama perfeito para retiros religiosos, hospedagens, celebrações e até casamento em um cenário incrível.
No mirante, é possível ver os principais pontos turísticos da região serrana. A visitação ao Mosteiro acontece de terça a domingo e garante uma experiência de paz, de tranquilidade e muito acolhimento.